Fundesporte e Assomasul debatem organização da 17ª Copa Assomasul no segundo semestre

Fundesporte


Maior campeonato de futebol amador do Centro-Oeste, a Copa Assomasul pode ter a 17ª edição realizada na segunda quinzena de julho deste ano. Tudo depende do cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado. As estratégias para organizar a competição, que tem o Governo do Estado como um dos principais apoiadores, foram debatidas em reunião nesta quinta-feira (6).

A discussão envolveu o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda; o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Valdir Júnior, e o diretor esportivo da entidade municipalista e prefeito de Bela Vista, Reinaldo Piti.

Para a bola rolar a partir do segundo semestre, Fundesporte e Assomasul estudam a adoção de protocolos rígidos de biossegurança específicos à competição. “A Copa Assomasul é uma das principais e mais tradicionais competições do calendário esportivo estadual e estamos alinhando uma forma segura de retomar o evento a partir de julho”, afirma o titular da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Durante à pandemia, a Fundesporte tem se reinventado na organização de eventos e serve de exemplo quanto à aplicação severa de medidas de biossegurança. Assim foi na Corrida Digital, com formato inédito no país e no sediamento da Supercopa de Vôlei, marcando a reinauguração do ginásio Guanandizão, em Campo Grande.

Edição cancelada

A 17ª Copa Assomasul chegou a ser aberta em 2020, no dia 7 de março, em Dois Irmãos do Buriti (MS), município detentor do último título. Todavia, as disputas foram suspensas no dia 16 do mesmo mês em virtude do avanço da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Apenas três rodadas foram realizadas, em Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia e Bela Vista.

Com jogos aos fins de semana, o campeonato reúne anualmente mais de 50 equipes formadas por servidores públicos municipais. O objetivo é promover intercâmbio e integração entre as cidades. O Governo do Estado, via Fundesporte, é um dos principais parceiros do evento, criado durante o mandato de Reinaldo Azambuja à frente da Assomasul (2001 a 2003), quando também era prefeito municipal de Maracaju.

Em 19 de dezembro de 2017, Reinaldo Azambuja e Marcelo Ferreira Miranda receberam uma placa das mãos dos coordenadores da competição em homenagem ao apoio institucional dado à Copa Assomasul. O diretor-presidente da Fundesporte recebeu a mesma homenagem em dezembro de 2019, última edição da Copa antes da paralisação.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!